Dança, o “Superesporte”

Divertido. Altamente motivante. Riquíssimo em variações. Eis aí algumas das vantagens de um tipo de exercício que você certamente já praticou, mesmo sem saber. As Danças de Salão, afirmam os especialistas em condicionamento físico, são sem dúvida, um eficiente exercício aeróbico. Se praticadas em ritmo forte e constante podem elevar a freqüência cardíaca tanto quanto uma corrida.

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, em Long Beach, revelou que mesmo os iniciantes nesse esporte, já se beneficiam. Nesta pesquisa 45 pessoas entre 18 e 35 anos, depois de 5 minutos de aquecimento, dançaram durante 20 minutos ritmos como cha cha cha, polca, swing, valsas e samba. A maioria conseguiu elevar a freqüência cardíaca até perto de suas zonas de treinamento, especialmente durante a polca, o swing e a valsa. Quanto ao consumo de calorias, até as Danças de Salão em ritmo moderado podem queimar entre 250 e 300 por hora; se o ritmo for vigoroso e rápido a dança pode queimar até 400 calorias por hora. O segredo da eficiência deste trabalho aeróbico é manter-se no salão pelo menos por 20 minutos, sempre em movimento. Você vai precisar de um parceiro que consiga acompanhar seu pique, ou então escalone uma equipe de parceiros de modo a não Ter de interromper seu esporte. Os riscos são pouquíssimos. Como se trata de um exercício de baixo impacto, com variação de passos e movimentos , você não ficará exposto a lesões por estresse.

Tente se mover suave e ritmadamente.

Para obter o máximo de benefícios, atenção: pare a cada hora para beber água mesmo que não sinta sede, a hidratação ajuda você a manter o ritmo. Consuma o mínimo de bebidas alcoólicas (o melhor é evitá-las absolutamente); use roupas confortáveis que não se manchem com a transpiração. Evite roupas de baixo, cintos e colares apertados, sapatos incômodos e saltos muito altos. A melhor opção são os tênis de aeróbica. Mas o melhor argumento a favor deste grande esporte são seus grandes atletas. Lembre-se que Fred Astaire e Ginger Rogers; ele viveu até os 88 anos e continuou dançando até os 70. Vale o exemplo.

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